Redondinho e bem dourado, com a casquinha crocante e o miolo levemente puxa-puxa e sabor marcante de queijo: depois de muitos testes, muitos mesmo, chegamos ao pão de queijo ideal. Você pode preparar e assar na hora, pode guardar para assar depois ou ainda pode congelar as bolinhas cruas. Aí quando quiser pão de queijo quentinho é só levar do congelador ao forno préaquecido.

 

INGREDIENTES

 

  • 1      xícara (chá) de óleo (240 ml)
  • 2      xícara (chá) de água (240 ml)
  • 3      xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 4      colheres (sopa) de sal
  • 5      kg de polvilho doce
  • 6      4 ovos (180 g)

  • 7      300  g de queijo minas padrão ralado no ralo fino (3 xícaras de chá)
  • 8      100  g de queijo parmesão ralado no ralo fino (1 ½ xícara de chá)

 

MODO DE PREPARO

  1. Numa panela, coloque 1 xícara (chá) de óleo, 1 xícara (chá) de água, 1 xícara (chá) de leite e 2 colheres (sopa) de sal. Aqueça em fogo médio até ferver.
  2. Em uma tigela, coloque 1 kg de polvilho doce, abra um buraco no meio do polvilho e despeje a mistura de leite fervente. Com uma colher, misture rapidamente o leite quente no polvilho até escaldar completamente.
  3. Vá adicionando de 3 a 4 ovos e misture. Junte 300 g de queijo minas padrão e 100 g de queijo parmesão ralados no ralo fino, e vá misturando até incorporar todos os ingredientes e a massa ficar lisa.
  4. Com uma colher, pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e coloque numa assadeira.
  5. Dica 1: você pode congelar os pães de queijo neste momento e depois guardar em saquinhos.
  6. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 200° C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.
  7. Dica 2: este pão de queijo fica com a casca mais dura por causa do polvilho doce. Mas se você gostar do pão de queijo com a casca mais fofinha, use ½ kg de polvilho doce e ½ kg de polvilho azedo.

Fonte:  https://www.panelinha.com.br/receita/Pao-de-queijo

COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here